terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como driblar a vontade de comer doce?



Como eu falei no meu último post, eu tenho uma grande fraqueza: comer doce. Logo, para me ajudar nesta batalha eu aproveitei o tempo livre destes últimos dias aqui no trabalho para pesquisar um pouco sobre o que eu poderia fazer para diminuir o consumo do maledeto. Acreditem que em setembro, eu acabei ficando viciada numa bomba calórica chamada pé-de-moça? Para vocês terem uma idéia, o doce é feito de amendoim e acho que alguma coisa parecida com doce-de-leite. Resumindo: é bom demais!!! A aparência não é tão bela assim (ver foto acima), porém, é bom demais !!!!

Em setembro, eu tinha uma "desculpa" muito boa: estava trabalhando de madrugada. Calma: não trabalho no mundo de entretenimento masculino, e sim no mundo Nerd de Telecomunicações. E por isto, vira e mexe, eu preciso fazer as chamadas "manutenções no sistema". Com a mudança de horário, além do meu relógio biológico ficar uma beleza, fiquei deprimida por estar ttrabalhando de madrugada e acabei  dando um "presente" para a minha pessoa e liberando o consumo diário desta bomba calórica pela bagatela de R$0,80/dia.

Bem, isto acabou ajudando bastante na minha forma rechonchuda e acabei chegando as 78Kg. (Ah! Antes que esqueça: hoje eu me pesei e cheguei aos 74Kg, menos 1 na balança ... heheheh).

Voltando ao foco e esquecendo as guloseimas, vamos à minha pesquisa: A idéia básica é tentar driblar a vontade de comer doce substituindo os convencionais por frutas secas que são menos calóricas e também bastante gostosas. Isto não significa que você vai comer um saco inteiro de damasco, porém é algo que você pode tentar desfrutar com um pouco menos de peso na consciência:

  • Damasco seco - 5 unidades (35g) - 80kcal
  • Banana passa - 1 unidade (25g) - 70kcal
  • Uva passa - 2 colheres de sopa (30g) - 80kcal
  • Tâmara seca - 3 unidades (21g) - 60kcal
  • Ameixa seca - 5 unidades (25g) - 46kcal
Nota: Sobre a ameixa seca, nossa querida amiga de 46kcal/ 5 unidades, além de ter menos calorias que as outras ainda é rica em fibras,  diminue o colesterol,  previne constipação e tem efeito laxante.

A fruta torna-se seca quando é feito um processo de desidratação através de exposição ao sol ou de maneira artificial, através de vapor, estufas, etc. Geralmente é adicionado açúcar para sua conservação.
Devido à adição de açúcar, a fruta torna-se mais calórica. Porém, é mais saudável você comer uma frutinha seca, ao invés de um doce tipo o pé-de-moça né ...

Como falei antes, assim como qualquer outro alimento, é importante consumir com moderação (lembrem-se: normalmente tem açúcar). Para nos salvar,  tambem existem no mercado opções diet, light, com redução ou mesmo sem açúcar. É fundamental ressaltar que o consumo de frutas frescas (em estado natural) devem permanecer, mesmo consumindo as frutas secas.

Bem, agora é só tentar controlar a boca e passar longe das bombonieres e padocas da Vila ...

Fontes: Vila Mulher, Nutrição em Pauta,

2 comentários:

Renata Alves disse...

Eu tbm já cai nesta armadilha do pé-de-moça em uma época de muito stress no trabalho e tbm me ajudou a engordar os 8 kg que ganhei este ano, ainda bem que acordei a tempo se não seriam 18 kg rs Adorei a dica, ja ta na lista de compras hehe
Bjks

Lara disse...

olá meninas, sou a Andreza do blog www.rumoaos54.wordpress.com, adorei o cantinho de vcs e fiquei feliz em saber que servi de inpiração para a criação do blog de vcs...um super beijo!!!

Postar um comentário