terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bebeu água, não! Tá com sede, tô! Olha, olha, olha, olha a água mineral ...


Beber água faz bem: isto todo mundo sabe! Porém pesquisando algumas coisinhas para nossa jornada de perder peso e medidas, encontrei uma matéria bem legal na Womens Health: Beber água emagrece, porém é necessário saber como beber e quanto.

Vamos às dicas:

Fome Zero

Beber água antes da comida possui outra finalidade prática para ficar mais fininha: descobrir se o seu vazio interior é causado pela fome ou pela sede. “Tais sensações podem ser confundidas, pois os centros que regulam essas funções no cérebro são próximos”, afirma a nutricionista Andrezza Botelho, membro do Centro Brasileiro de Nutrição Clínica Funcional. “Por isso, ao sentir fome, tome um copo de água e aguarde. Se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então coma”, recomenda. É muito melhor do que passar o dia beliscando sem parar.

De Copo em Copo

Dois litros de água. Essa é a quantidade aproximada para ser ingerida ao dia. Contudo, esse valor varia para cada pessoa, conforme alguns fatores como o peso e a prática de atividades físicas. Daniela Jobst, nutricionista e consultora de WH, ensina como fazer esse cálculo. “Para descobrir a ingestão necessária diária, multiplique seu peso por 30 ml [se você pesa 60 quilos: 60 x 30 ml = 1,8 l]”, exemplifi ca. Caso pratique exercícios, veja quanto você pesa antes e depois do treino. “A diferença deve ser compensada com o líquido [por exemplo, antes do exercício 60 quilos; depois 59,5 quilos = 0,5 l]”, fala. E não se esqueça de hidratar-se também durante a malhação: beba meio copo a cada 15 minutos.

Balança Leve

Para as amantes de água gelada, o efeito emagrecedor é ainda maior, já que o líquido recém-saído da geladeira possui efeito termogênico no organismo. “Ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar as temperaturas do líquido e da parte interna”, explica a nutricionista funcional Isabel Jereissati, do Setor de Nutrição do Núcleo Integrado de Atenção à Saúde da Mulher da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. O mesmo não acontece com a água gaseifi cada. “Ela pode causar desconforto abdominal, gases e distensão do estômago, o que difi culta a digestão dos alimentos”, completa.

Sem Sede ao Pote

Mas tome cuidado para não exagerar na dose. O excesso de água no organismo pode causar intoxicação hídrica. “É um quadro semelhante à intoxicação alcoólica, podendo levar a alterações da consciência, nas quais a pessoa age como se estivesse embriagada”, diz Andrezza. Para “encher a cara” sem correr riscos, use como limite o cálculo 90 ml x seu peso. Seguindo o exemplo anterior, quem pesa 60 quilos poderia tomar, no máximo, 5,4 litros por dia.

Matéria Original em:  Womens Health

0 comentários:

Postar um comentário